sábado, 17 de setembro de 2011

Despedida de um gênio - Gabriel Garcia Marquez e Willie Nelson e Ray Charles


                                                                 Despedida de um Gênio







Logo abaixo, um inspiradissimo texto de Gabriel Garcia Marquez, sugerindo que nao se espere mais do que o agora para fazer e dizer as boas coisas que sentimos as pessoas que amamos. Vale a pena conferir.



Se por um instante Deus esquecesse de que sou uma marionete de pano e me presenteasse com mais um pouco de vida, possivelmente nao diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria em tudo o que digo.
Daria valor as pequenas coisas, nao pelo que valem, mas sim, pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, entendendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.
Andaria quando os demais se deteriam, despertaria quando os demais dormem.
Escutaria quando os demais falariam, e como iria
saborear um delicioso sorvete de chocolate!
Se Deus me concedesse mais um pouco de vida, vestiria-me simplesmente.
Deitaria de brucos ao sol, deixando descoberto,
nao somente meu corpo, senao minha alma.
Deus meu, se eu tivesse um coracao, escreveria
meu horror ao frio, e esperaria que saisse o sol.
Pintaria como em um sonho de Van Gogh, sobre
as estrelas, um poema de Benedetti, e uma cancao de Serrat.
Seria a serenata que ofereceria a lua.
Regaria com minhas lagrimas as rosas, para sentir a dor de seus espinhos, e o beijo vermelho de suas petalas.
Deus meu, se eu tivesse um pouco mais de vida...
Nao deixaria passar um so dia sem dizer a toda
gente, que as quero muito.
Viveria apaixonado pelo amor.
Aos homens, provaria o quanto estao equivocados ao pensar que deixam de apaixonar-se quando envelhecem,sem saber que envelhecem quando deixam de apaixonar-se.
A uma crianca, daria asas, mas deixaria que ela sozinha aprendesse a voar.
Aos idosos, ensinaria que a morte no chega com
a velhice, mas sim, com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com voces homens...
Aprendi que quando um recem-nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o tem conquistado para sempre.
Aprendi que um homem somente tem direito de olhar outro de cima para baixo, quando for ajuda-lo a levantar-se.
Sempre diga o que sentes e faca o que pensas.
Se soubesse que hoje seria a ultima vez que te
veria dormir, te abracaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardaio de tua alma.
Se soubesse que esta seria a ultima vez te veria sair pela porta, te daria um abraco, um beijo e te chamaria novamente para dar-te mais.
Se soubesse que esta foi a ultima vez que escutaria tua voz, gravaria cada uma de tuas palavras para poder ouvi-las uma a uma outra vez, indefinidamente.
Se soubesse que estes sao os ultimos minutos que te veria, diria..."te quero" e assumiria completamente o que ja sabes.
Sempre ha um amanha e a vida nos da mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem, mas se nao me engano, hoje e tudo que nos resta, entao gostaria de dizer-te o quanto te quero e que nunca te esquecerei.
O amanha e incerto.
Velho ou jovem, ninguem tem certeza se o vivera.
Hoje pode ser a ltima vez que voce vera as pessoas que ama.
Por isso nao espere mais para demonstrar amor.
Faca-o hoje, ja que o amanha nunca chega.
Com certeza lamentaras o dia que nao tomastes
tempo para um sorriso, um abraco, um beijo e que
estivestes muito ocupado para conceder a quem amas, um ltimo desejo.
Mantem a todos que amas perto de ti.
Diga-lhes ao ouvido, o quanto precisa deles, o quanto os quer e trate-os bem.
Tome tempo para dizer-lhes "sinto muito", "perdoe-me", "obrigado", e todas as palavras de amor que voce conhece.
Ninguem lembrara de voce, por seus pensamentos secretos.
Pede ao Senhor a forca e a sabedoria para expressa-los.
Demonstra a teus amigos quanto voce se importa com eles.
Lembre-se sempre: 



Viva hoje intensamente!

Coloque em pratica os seus sonhos.

O momento e este!


Gabriel Garcia Marquez 










                                   Willie Nelson e Ray Charles  -  Georgia on my mind




Nenhum comentário:

Postar um comentário