terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eu, perdido na sombra de outro Eu - Davys Rodrigues de Sousa


                       Eu, perdido na sombra de outro Eu


(Parte I)
Uma tristeza cai em meu coração:
Mais um dia!
Mais um dia, sinto-me só
E ausente de mim mesmo
Por eu me deixar mais só, ainda,
Por viver sonhando.
Típico sonhador soerguidos
Entre nuvens de pensamentos,
Fábulas, sonhos, mitos...
E esta solidão tão amiga,
Tão presente em minha vida
Em quase áspera pena.


(Parte II)
Esta tristeza tempera
Com lágrimas langues
Os meus olhos tão calmos.

Meus pensamentos fluem
Como pulsos involuntários
De minha inflamável moléstia,
E vejo-me tão triste,
Tão triste gênero de vida,
Estereotipo mórbido de existência.

Uma tristeza cai em meu coração,
Na alma, embora, tenha um vívido ardor
Pulsando dentro de mim,
Há, também, uma inquietude que me cala.


(Parte III)
Assombrado coração que se lança
Ao imensurável ocultismo das artes.
Eu, ser rastejante noctívago
Na tríade crônica de meu ser.
Eu: homem, poeta e sua sombra,
Generocida de mim mesmo
Na temporicidade edaz e fugidia!
Eu – parte do passado,
Ente do presente e do que há por vir.

Eu, termo interminante,
Intransferível, mutável por natureza.
A natureza, toda transformação
Individual do ser...

A minha alma enterra
No seu profundo ser,
A lida de um outro ser,
Nela, a dualidade inerente
A toda minha irrisão e eloquência
De homem e sua sombra.

Necromantes pensares vão além do ser intermediante...
Sonhares, em vão, me assombram
Por quase sua perfeita imitação à vida.

Vivo sem viver a vida!
Filho da carne e sangue!
Decrépito, jazo em meu decadente ser.
Meu coração, inverno completo
Como ilusões que fenecem
Na ruptura obsoleta.

Tenho em mim, iracundo ser
Que fecunda abruptamente
A consternação do amor
Que sinto ao voluptuoso
E lânguido adormecer,
De não querer viver,
Dilacerando todo ébrio engano:
Esta Mundo feito de aparências.


Davys Rodrigues de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário